Redirecionamento

07 novembro, 2012

Mossoró/RN no Mapa da Construção de Sondas Para a Petrobrás

A revista Brasil Energia do mês de outubro de 2012 (veja aqui) trouxe uma boa notícia para o RN: serão construídas em Mossoró 20 sondas tipo workover para substituírem sondas que hoje operam em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Segundo a revista os vencedores da licitação da Petrobrás para a construção de tais sondas foram as empresas ETX (dez unidades), Empercom (seis) e Braserv (quatro). 

O bom da notícia é que a Petrobrás tem uma grande plano de renovação de suas sondas e planeja fazer isso com empresas brasileiras e utilizando um alto conteúdo local de produção. Com a decisão das empresas vencedoras de utilizar Mossoró como local de construção de tais sondas a cidade tem condições de vencer outras rodadas licitatórias e se consolidar como um importante polo nacional de produção desses equipamentos.

A revista também revela que faz 20 anos que o Brasil não produzia sondas desse tipo e que a Petrobrás tem interesse em fortalecer essa indústria nacional. Com essa decisão, portanto, Mossoró larga na frente nessa corrida por recuperar a capacidade nacional de produção de sondas para o setor de petróleo.


Nenhum comentário: