Redirecionamento

13 março, 2011

IMPORTAÇÕES DE RESINAS PLÁSTICAS

Na postagem abaixo eu apresento alguns dados sobre as importações de resinas plásticas pelas indústrias do RN. Essas resinas são utilizadas fabricação de produtos plásticos por algumas empresas industriais localizadas nos municípios de Parnamirim e Macaíba.

Em 2010 o RN importou cerca de US$ 23 milhões em resinas plásticas (polímeros). Esse número foi cerca de 56% superior ao volume importado em 2009, mas ainda 18% menor do que o record de 2008.

Acredito que as importações dessas resinam sejam lideradas aqui no estado pela atuação de três empresas: Dixie Toga, Laminor e Asperbras Tubos e Conexões. As duas primeiras estão localizadas em Parnamirim e a última em Macaíba.

Conforme já apontamos no post abaixo, a Dixie Toga e a Laminor são unidade fabris pertecentes a grupos multinacionais. A dixie Toga pertence  ao grupo norte-americano Bemys Company. Já a Laminor é o resultado de uma associação entre a Dixie Toga e o grupo finlandês Huhtamaki BV, cada um possuindo 50% da empresa.

Essas duas empresas produzem basicamente embalagens plásticas utilizadas por outras indústrias (destaque, por exemplo, para potes de margarina e tubos de creme dental).

A Asperbras Tubos e Conexões, por sua vez, possui uma unidade produtora no Distrito Industrial de Macaíba e  produz tubos e conexões utilizados nas atividades de irrigação.



O gráfico acima demonstra como entre 2004 e 2008 ocorreu uma forte expansão das importações de resinas plásticas pelas indústrias do RN. Em 2009, em função da crise que se abateu sobre a economia mundial e brasileira em fins de 2008, as importações tiveram uma forte redução, mas voltaram a crescer no ano passado.

As importações desses produtos são, em linha geral, um bom indicador do desempenho da indústria local de embalagens. Pois quando as importações sobem geralmente significa dizer que a produção está aquecida.

O gráfico abaixo apresenta o valor e o volume total acumulado pelo RN entre 1999 e 2010. Polipropileno, Polietileno e Copolímero são as principais resinas importadas pelo estado.

Não chequei essa informação, mas acredito que os EUA sejam o principal país fornecedor.


Nenhum comentário: