Redirecionamento

27 março, 2011

Consumo de Cimento no RN Bate Record em 2010

Em 2010 foi consumido no RN 850.190 toneladas de cimento. Esse número coloca o RN no 5° lugar entre os estados do Nordeste (atrás da BA, CE, PE e MA) no volume consumido de cimento e representou uma variação de 22,5% sobre o consumo de 2009. Essa variação foi maior do que aquela apresentada pelo Brasil (15,4%) e pelo Nordeste (21,7%).

Conforme podemos ver no gráfico acima o RN vive um longo ciclo de expansão no consumo de cimento, seguindo a mesma tendência registrada pelo Brasil e pelo Nordeste. Para se ter uma ideia, até meados de 2006 o consumo mensal do produto girava em torno de 40 mil toneladas/mês. Já no segundo semestre de 2010 esse média mensal foi da ordem de 76 mil toneladas, praticamente o dobro daquela registrada 4 anos antes.

Esse forte crescimento foi interrompido em 2009, mas voltou em 2010 a bater o record histórico do consumo no estado e a apresentar a mais alta taxa de variação no consumo desde 2002.


Vemos que esse forte crescimento vem registrando uma certa desaceleração ao longo do tempo. Espero um consumo de cimento em 2011 superior ao de 2010, mas dificilmente o crescimento ficará acima de 20%. O elevado crescimento no ano passado também deve ser olhado á luz da queda verificada em 2009. Assim, é um ano cujo consumo está sendo comparado com um dado relativamente baixo. 2011, por sua, vez, será comparado com um ano de alto volume consumido e com uma taxa alta de crescimento. Por isso acredito que o consumo será maior, mas provavelmente não cresceremos outros 20%. Mas talvez fiquemos com uma taxa de crescimento superior a 10%, com isso nosso consumo pode facilmente ultrapassar a marca das 950 mil toneladas neste ano.

O forte crescimento do consumo de cimento está associado ao bom desempenho da economia, ao programa Minha Casa Minha Vida, ao aumento do crédito imobiliário e aos investimentos públicos. Como esses requisitos todos ainda estarão presentes em 2011 podemos esperar facilmente um bom desempenho do setor no ano corrente.

Diferentemente do consumo, por enquanto a produção do estado não apresentou o mesmo ritmo de crescimento. Atualmente temos apenas a fábrica de cimento localizada em Mossoró. Em breve, porém, entrará em operação a fábrica de Baraúna, pertencente ao Grupo Votoramtim.

A produção estadual cobre menos da metade do que o estado está consumido e até uma pequena fração (cerca de 6,5% no mês de dezembro) está sendo importado do Vietnã (o RN importou, nos meses de dezembro/10, janeiro/11 e fevereiro/11, 5 mil toneladas mensais do produto).

Com a entrada em operação da fábrica da Votorantim no RN e com a sua produção à plena capacidade o estado passará a ter uma oferta superior á demanda e entrará para a lista dos grandes produtores de cimento do Nordeste. No momento a liderança da produção do Nordeste pertence à Sergipe (3,03 milhões de toneladas) seguida da Paraíba (2,16 milhões de toneladas) e do Ceará (1,86 milhão de toneladas). Nacionalmente MG lidera com uma produção em 2010 de 14,2 milhões de toneladas/ano.

Nenhum comentário: