Em 2010 a União teve uma despesa total com servidores civis ativos, inativos e pensionistas no RN no montante R$ 1,73 bilhão. O valor foi 17% superior ao total pago em 2009.
Uma análise do gráfico abaixo mostra que o montante pago é crescente e que os anos de 2008, 2009 e 2010 foram marcados por variações percentuais mais elevadas para uma média trienal.
O aumento dessas despesas reflete não só as elevações salariais dadas aos servidores federais, mais traduzem também o aumento no efetivo da categoria, bem como o fato de que os servidores que entraram mais recentemente nas carreiras federais ainda estão galgando posições e com isso tem seus salários aumentados automaticamente a cada ano.
Mas o mais interessante de tudo é que o montante de recursos pagos aos servidores federais no RN é cerca de 60% maior do que as transferências federais do Fundo de Participação do Municípios (FPM) para todos os municípios do estado.
Conforme vocês podem ver em postagens anteriores, o valor total do FPM dos municípios do RN em 2010 foi de R$ 1,08 bilhão. Portanto, os servidores federais constituem um importante segmento da economia local, representando um elevado poder de compra no cenário da economia potiguar.
Segundo dados do Ministério do Planejamento o RN encerrou 2010 com um total de 23.781 servidores, sendo 11.353 ativos, 8.514 aposentados e 3.914 pensionistas. A educação, representada pela UFRN, UFERSA e os IFRNs representam a categoria com maior número de servidores ativos no estado, totalizando 7.628.
Nenhum comentário:
Postar um comentário