Redirecionamento

03 julho, 2011

A Pirâmide Etária dos Bairros de Natal

Reconhecidamente o Brasil vem passando nas últimas décadas por um intenso processo de transformações demográficas. Sinteticamente estamos nos transformando em uma nação de idosos, com a base da pirâmide etária progressivamente se estreitando e o seu topo alargando-se.

A redução da fecundidade feminina - que está diretamente associada à disseminação dos métodos anticoncepcionais, à entrada da mulher no mercado de trabalho, à melhoria dos níveis educacionais da população, à urbanização e ao que grosso modo poderíamos chamar de modernidade - é um dos determinantes principais.

Uma outra linha de determinantes está associado aos avanços da medicina e a melhoria geral das condições de vida da população, que está progressivamente ampliando o número anos de vida de uma pessoa.

Todavia, espacialmente esse é um fenômeno que apresenta uma grande diversidade. Ao compararmos a estrutura etária da população dos bairros de Natal podemos tirar uma conclusão que se mostra de forma bem nítida: a população idosa é mais representativa, proporcionalmente, naqueles bairros de renda mais elevadas e/ou mais tradicionais e localizados nas regiões centrais e de primeira ocupação territorial. Por outro lado, as crianças compõem uma parcela mais expressiva naqueles bairros de renda mais baixas ou de ocupação mais recentes, nas franjas do território da capital.

O exemplo mais interessante é o bairro de Petrópolis. Esse é um bairro de alta renda onde a população com 65 anos ou mais de idade é maior do que a população de até 14 anos de idade. Esse é o único bairro da capital onde o número de idosos ultrapassa o número de crianças.

Em vários bairros mais periféricos e de renda mais baixa o percentual de crianças com até 4 anos de idade chega a superar os 8% da população local.


Existe uma clara correlação negativa entre a proporção de crianças na população do bairro e a proporção de idosos. Aqueles bairros com maior proporção de crianças tendem e possuir um menor percentual de idosos. Abaixo um gráfico correlacionando a razão de idosos e jovens na população dos bairros de Natal. A razão de dependência dos jovens é o produto da divisão entre a população com menos de 15 anos de idade e aquela população com idade entre 15 e 64 anos. O produto dessa divisão deve ser multiplicado por 100 para a obtenção do valor final. A razão de idosos, por sua vez, é calculada substituindo-se a população jovem na fórmula anterior pela população de pessoas com 65 anos ou mais.

Nenhum comentário: