Redirecionamento

19 julho, 2011

Exportações de Frutas Tropicais pelo RN no Primeiro Semestre de 2011

As exportações de frutas tropicais (castanha, melão, banana, manga, mamão e melancia) pelo RN no primeiro semestre de 2011 atingiu  US$ 47,7 milhões. Esse número ficou 8% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.

Banana, melancia, melão e castanha foram os itens que registraram queda no período. Mamão e manga, por outro lado, tiveram aumentos no período.

Até o final do ano, porém, acredito que essa queda possa ser revertida. Teremos nesse segundo semestre uma expansão das exportações de castanha com o início da nova safra iniciando-se em breve. A queda das exportações esse ano ainda decorre da falta de produto no mercado em decorrência da forte quebra de safra de 2010. Acredito que o valor total exportado esse ano fique em um patamar superior ao do ano passado. A boa safra prometida para 2011 também irá influenciar no volume exportado no primeiro semestre de 2012, que provavelmente será maior do que o registrado no ano corrente.

No caso do melão ainda é cedo para fazer uma previsão, mas minhas estimativas são de que a safra que está se iniciando na região oeste do estado seja semelhante à do ano passado e o volume exportado também fique no mesmo patamar.

A banana, mantido o ritmo dos últimos três meses, tem chances de repetir a performance do ano passado ou registrar apenas uma pequena queda. Não acredito que o valor exportado esse ano da banana supere o de 2010.

Espero que manga e mamão terminem o ano com crescimento e a melancia com queda.

Assim, teremos ao final de 2011, conforme minhas expectativas, um aumento nas exportações de castanha, manga e mamão. com perspectiva indefinida (podendo registrar leve alta ou leve queda), o melão e a banana. Já para a melancia as expectativas são de queda.

Nenhum comentário: