Redirecionamento

26 julho, 2011

Movimento de Passageiros no Aeroporto de Natal Cresce 17,5%

A despeito da reclamação do setor turístico do estado em relação à movimentação de turistas nas praias potiguares, a movimentação de passageiros no aeroporto da capital continuar crescendo em ritmo acelerado.

No primeiro semestre deste ano passaram por lá 1,3 milhão de passageiros, contra uma movimentação de 1,1 milhão no mesmo período do ano passado. Essa variação foi de 17,5%.

Parte dessa discrepância pode ser explicada pelo fato de que no caso do aeroporto estamos falando de movimentação, isso inclui, portanto, embarque e desembarque de passageiros. Assim parte do crescimento está atrelado na verdade a movimentação de turistas potiguares que embarcam (e posteriormente desembarcam, obviamente) com destinos a outros aeroportos do Brasil e do exterior.


O ritmo de expansão da movimentação de passageiros no aeroporto de Natal nesse primeiro semestre está ligeiramente abaixo da média nacional, que foi de 19,7%. Comparando com os três maiores aeroportos da região Nordeste o crescimento da movimentação em Natal foi inferior ao de Fortaleza e superou o desempenho de Salvador e Recife.

Temos que registrar, porém, que vem ocorrendo uma desaceleração no crescimento da movimentação de passageiros no estado. No primeiro semestre do ano passado o crescimento no número de embarques e desembarques no aeroporto de Natal foi de 26,43% comparado ao mesmo período do ano anterior.

Para o segundo semestre acreditamos que essa movimentação continue em expansão mas achamos também que a desaceleração terá continuidade. Dificilmente, assim encerraremos o ano com a mesma taxa de crescimento do primeiro semestre.



Nenhum comentário: