Redirecionamento

15 julho, 2011

Inflação no RN em 2011

Há um mês atrás em um post sobre a inflação no RN (veja aqui)) eu fiz algumas previsões sobre o comportamento dos preços no estado até o fim do ano.

Literalmente minhas previsões foram:

a) a inflação do estado, semelhante ao que ocorre no Brasil, irá progressivamente descer a patamares mais toleráveis;

b) Para o próximo quadrimestre minha expectativa é que os alimentos continuem subindo moderadamente no RN (podendo eventualmente registrar queda em algum mês);

c) no gráfico de acumulado em 12 meses poderá haver algum repique inflacionário (espero, por exemplo, um repique desse agora em junho, quando a inflação acumulada em 12 meses ficará maior que em maio);

d) No último trimestre do ano, porém, a queda do ritmo de inflação de alimentos e bebidas no estado será mais acentuada e o gráfico de 12 meses voltará a registrar movimentos descendentes mais acentuados;

e) a inflação de alimentos e bebidas poderá ficar em 2011 abaixo de 10%.

Com a divulgação dos dados de junho algumas das minhas previsões vão se confirmando. As previsões A, B e C aconteceram exatamente como eu havia anunciado: inflação caindo para patamares menores, preços dos alimentos subindo moderadamente e o repique de junho da inflação de alimentos acumulada em 12 meses.

Depois de registrar um inflação mensal média de 1,69% no item alimentos e bebidas no período compreendido entre outubro de 2010 e abril de 2011, o RN volta a apresentar uma elevação de preços desses produtos em patamares bem inferiores nos últimos dois meses (0,99% em maio e 0,26% em junho). Esse é um movimento semelhante ao que ocorre no Brasil, embora aqui s dê com menos intensidade.




No ano, até o mês de junho, o IPC geral do estado acumula alta de 3,63% e o item alimentos e bebidas de 7,74%. No acumulado em 12 meses os índices são de 6,73% e 13,40%, respectivamente.

No gráfico abaixo o repique que eu previ para junho na inflação acumulada em 12 meses. Agora para julho a inflação de alimentos tende a ficar inferior ao registrado em junho, muito embora ainda possa ser registrado um novo repique para o acumulado em 12 meses).



Nenhum comentário: