Redirecionamento

13 julho, 2011

Perspectivas Para o Comércio Varejista do RN em 2011 e 2012

Nos cinco primeiros meses de 2011 o comércio varejista ampliado no RN apresentou um crescimento sobre o volume de vendas de 8,34% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Em maio o crescimento foi de 11,14% sobre o mesmo mês do ano anterior. 

Apesar da política recente de contenção da expansão do crédito e aumento dos juros, acredito que até o final do ano a média do crescimento mensal, em relação ao mesmo mês do ano anterior, ficará no patamar dos 10%. Isso acabará por levar o crescimento esse ano para algo próximo desse patamar, semelhante ao crescimento de 2010.

Para 2012 as perspectivas podem ainda ser melhores, pois teremos um aumento do salário mínimo da ordem de 13%. Esse aumento provavelmente provocará um forte estímulo à demanda. Um eventual problema que o setor enfrentará poderá ser elevação da inadiplência. O endividamento dos consumidores também pode resultar em que o aumento do salário mínimo não resulte de imediato em aumento do consumo, pois os mesmos poderão dedicar o aumento de sua renda ao pagamento de dívidas em atraso.

Mas de qualquer forma o comércio varejista do estado continua crescendo a ritmo chinês e não há perspectivas de  mudança de cenário nos próximos 18 meses.

Nenhum comentário: