Redirecionamento

21 julho, 2011

O Mercado de Gás Natural no RN

O consumo de gás natural no RN vem apresentando sinais de recuperação e crescimento contínuo, recuperando da forte queda que passou em fins de 2008. No ritmo atual é provável que até o final do ano a Potigás registre record mensal de vendas do produto.

Ao longo longo dos seis primeiros meses de 2011 a empresa registra um aumento de 3,44% no volume de gás distribuídos.



Todavia, há uma nítida distinção no comportamento entre os dois grande setores consumidores de gás no estado: o setor automotivo e o setor industrial.

Até 2007 o setor automotivo era o líder no consumo de gás natural no RN, com média diária de consumo por volta de 220 mil m³. Esse consumo, porém, vem declinando desde então e nos últimos meses tem girado na casa dos 160 mil m³ diários. A queda sistemática do consumo de GNV parece ter dado uma parada no último quadrimestre, todavia, não sabemos se essa parada é temporária e o mercado irá reagir nos próximos meses ou a tendência de queda será retomada. Acredito que tudo dependerá da dinâmica dos preços da gasolina e do GNV.

Um comportamento diferente teve o setor industrial. Depois de uma forte queda em fins de 2008 o consumo de gás nesse setor vem apresentando uma progressiva recuperação, transformando o setor no principal segmento demandante de gás no RN. Em junho o consumo desse segmento já atingiu praticamente a marca dos 240 mil m³ diários. Um record histórico para o setor local.

A indústria têxtil e de confecções responde por mais da metade do consumo de gás do setor industrial, seguido pelos setores ceramistas e a indústria de alimentos e bebidas.





Nenhum comentário: