Redirecionamento

10 dezembro, 2011

A leve recuperação na produção de petróleo no RN em 2011

Nos 10 primeiros meses de 2011 o RN produziu 17.670.694 barris de petróleo. No mesmo período do ano passado a produção havia sido de 17.236.703. Aumento, portanto, de 3,10%.

Apesar de ser um pequeno aumento, esse número tem um significado mais importante na medida em que, entre 2000 e 2010 o único ano em que não se registrou queda na produção de petróleo no estado foi em 2004. Em todos os demais anos a produção foi sempre declinante.



Pelo ritmo atual, porém, 2011 será um outro ano em que a produção será superior ao do ano anterior. Em 2010 o estado produziu 20,78 milhões de barris. Acredito que esse ano ficará por volta de 21,2 milhões. O problema é que não vislumbro para 2012 a continuidade dessa expansão. Os dados mensais parecem indicar que a expansão perdeu fôlego.





2 comentários:

Fábio Rodrigo C. da Silva disse...

Caro Aldemir,

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-lo pela brilhante palestra sobre a gestão metropolitana realizada na Assembléia Legislativa, no último sábado. Apenas complementando as informações do seu post com relação à indústria do petróleo em terras potiguares, entendo que mais importante do que o volume de produção propriamente dito são os investimentos realizados, tanto para a manutenção da produção (a exemplo dos projetos de injeção de água e vapor) como na atividade exploratória. Com efeito, no longo prazo, a descoberta de novos reservatórios de petróleo e gás é estratégica para a atividade petroleira e para levar a cabo a reversão da nossa curva de produção. Como você bem observou, essa indústria tem grande importância para a economia local e, dessa forma, esses investimentos são estratégicos também para o Rio Grande do Norte. Finalmente, vale ficar atento para o desenvolvimento da indústria do petróleo e gás de Sergipe que ocorrerá nos próximos anos, visto que grandes descobertas foram realizadas em águas profundas sergipanas no ano passado.

Por último, não posso deixar de lamentar também a proposta do deputado federal Betinho Rosado (DEM), qual seja, de a Petrobras deixar o RN. Pergunto-me quais seriam os motivos que levariam um deputado a apresentar uma proposta que prejudica o seu próprio estado. Será que ele entende que as empresas privadas, como a Chevron ou a BP, são mais eficientes que a Petrobras? Ou será que, uma vez que a atividade petroleira envolve vários milhões de dólares, existe algum interesse escondido por trás dessa proposta? Esses questionamentos ficam para reflexão dos cidadãos potiguares.

Abraços,
Fábio Rodrigo C. da Silva

Aldemir Freire disse...

Caro Fábio, obrigado e excelente comentário. Há de fato uma grande discussão técnica sobre a suposta existência de um pré-sal na margem equatorial, que vai do RN ao Pará.