Redirecionamento

27 julho, 2012

A Produção de Cana de Açúcar no Rio Grande do Norte - Parte 2

A segunda metade da década passada no Brasil foi mercado por um forte crescimento da produção agropecuária, puxado tanto pelo desempenho da economia interna (com crescimento da renda e do crédito) quanto pelo cenário favorável internacional.

No caso da cana-de-açúcar, entre 2005 e 2010 a produção nacional cresceu 70%, saindo de aproximadamente 420 milhões de toneladas no meio da década para cerca de 720 milhões no final. 

As regiões Sudeste e Centro-Oeste do país responderam por 70% e 20%, respectivamente, dessa expansão. O Nordeste, por sua vez, apesar de ter registrado um crescimento de 13% na produção, acabou perdendo participação no cenário nacional da produção canavieira. Essa perda de participação se deu, sobretudo, em função do forte avanço da cultura nos serrados brasileiros.

O forte crescimento da produção de cana no país nesse período respondeu, de um lado, ao aumento na venda de veículos flex, que significou um crescimento na demanda por álcool e, de outro, no cenário internacional de bons preços do açúcar. 

Ao longo da década de 2000 a produção brasileira de cana-de-açúcar mais do que duplicou (cresceu 120%) quando na década anterior o crescimento havia sido de apenas 24%.



No Rio Grande do Norte, após uma década de 90 onde a produção média no girava em torno de 2,2 milhões de toneladas, chega-se ao final dos anos 2000 com a produção beirando os 4 milhões de toneladas, com crescimento, portanto, de aproximadamente 79% em relação à média da década anterior.

No contexto nacional a produção de cana-de-açúcar no RN é uma gota d´água em meio a um oceano. À título de exemplo, em 2011 a produção brasileira foi de 715 milhões de toneladas de cana. No RN o volume produzido foi de apenas 3,6 milhões de toneladas. Ou seja, o estado produz menos de 1% da produção nacional. Mesmo no Nordeste nossa produção é modesta, em 2011 respondemos por apenas 5% de aproximadamente 72 milhões de toneladas produzidas na região.

A despeito da modesta de nossa economia canavieira no cenário nordestino e brasileiro, em termos de valor da produção a cana-de-açúcar é o principal produto da agricultura potiguar. Em 2010 o valor da cana produzida no estado foi de quase R$ 200 milhões, o maior valor da produção entre todos os produtos da agricultura do Rio Grande do Norte.


No Rio Grande do Norte o litoral sul do estado é o principal pólo produtor de cana. É uma vasta área que se estende do município de São José do Mipibu e segue em direção à fronteira paraibana, e tendo nos municípios da Baía Formosa (principal produtor do estado), Canguaretama e Goianinha o núcleo central da cultura canavieira potiguar.

Na porção semi-árida do estado a produção da cana é encontrada no Seridó e no Alto Oeste. No geral uma produção mais artesanal e voltada à produção de rapadura e cachaça.

Nenhum comentário: