Redirecionamento

12 julho, 2012

O Comércio Varejista do RN em 2012

O IBGE divulgou ontem os dados de desempenho do comércio varejista do RN referente ao mês de maio.  A partir dos dados publicados mensalmente até agora é possível traçarmos algumas conclusões sobre o desempenho do setor no estado ao longo dos primeiros 5 meses do ano.

A primeira delas é que o ritmo de crescimento das vendas do comércio local está em um nível abaixo do comércio nacional, ou seja, o comércio brasileiro vem crescendo mais que o comércio do RN. No ano o varejo restrito brasileiro cresce a 8,99% enquanto o do RN cresce a 4,31% (menos da metade do ritmo nacional). Já o varejo ampliado (este último inclui material de construção, veículos e peças para veículos) cresce no Brasil a uma taxa de 5,77% enquanto no RN cresce a 3,55%.

Outra conclusão importante é que o comércio restrito está crescendo num ritmo mais forte que o varejo ampliado. Este último vem sendo afetado pelo ritmo lento das vendas de veículos novos no estado.



Desde o ano passado que eu venho defendendo a tese de que a partir do segundo trimestre deste ano as vendas no varejo potiguar iriam reagir e iniciar um novo ciclo de aceleração. Minha tese está correta, embora apenas em parte. O primeiro trimestre do ano parece de fato ter marcado o fundo do poço do processo de desaceleração do comércio potiguar. Todavia, a recuperação ainda não se mostrou de modo mais consistente. Nos dados do acumulado em 12 meses o gráfico ainda está andando de lado. Acredito que ao longo do ano as vendas voltem a se acelerar, muito embora o crescimento ao final do ano provavelmente não irá ultrapassar a casa dos 7%.



Nenhum comentário: