Redirecionamento

09 julho, 2012

Exportações de Tungstênio do RN Crescem 140%, Mas Ritmo Desacelera

No primeiro semestre de 2012 as exportações do RN de Tungstênio, minério originado da sheelita, atingiram o montante de US$ 2,6 milhões. Esse é um valor 140% maior do que o registrado no mesmo período de 2011. Nesse semestre o estado ampliou sua liderança no mercado nacional de exportações de tungstênio. Cerca de 68% das exportações brasileiras desse minério saíram do RN.


Todavia, uma análise dos dados demonstra que esse crescimento dá sinais de esgotamento. Provavelmente no acumulado até 12 meses, mantida as últimas tendências, seguiremos em um crescimento mais lento até o final do ano. Acredito que o valor exportado no segundo semestre no máximo ano repetira o volume do primeiro semestre. Porém o mais provável é que ocorra uma redução.

Uma das razões para essa desaceleração no valor das exportações potiguares desse minério é que está ocorrendo uma queda no preço internacional do produto. Muito provavelmente em função da desaceleração da economia chinesa.

Em junho desse ano o preço do minério exportado ficou 45% abaixo daquele registrado em outubro do ano passado e 18% abaixo de junho de 2011. 


Nenhum comentário: