Redirecionamento

17 fevereiro, 2011

MARGEM NA VENDA DE GASOLINA DOS POSTOS DE COMBUSTÍVEL EM NATAL É MAIOR QUE EM JOÃO PESSOA

Uma das minhas  postagens que mais repercutiu foi a que apresentamos os dados da Refinaria Clara Camarão. Um dos temas centrais da discussão foi a questão de se analisar o porque da entrada em opração da refinaria não ter baixado os preços dos combustíveis no estado (veja aqui minha opinião no Portal Mercado Aberto).

Todo mundo sempre compara os preços praticados em Natal com aqueles encontrados na PB, notadamente em João Pessoa, onde o preço da gasolina é inferior ao nosso.

Apresento a seguir uma tabela onde se compara os preços de natal e João Pessoa, segundo dados da ANP. Vê-se claramente que em Natal a gasolina tem um preço superior à da capital paraibana. Percebe-se também que a margem de comercialização dos postos de Natal são superiores ao da capital vizinha.

Aqui o comerciante do posto de combustível tem uma margem de comercialização (diferença entre o preço que ele cobra do consumidor e o preço que ele paga às distribuidoras), de R$ 0,424. Em João Pessoa essa margem é de R$ 0,344. A margem aqui, portanto, é 23% maior que a de lá.

Mesmo proporcionalmente a margem de Natal é superior. O preço a consumidor pago em Natal é 18,81% maior do que o preço pago pelos revendedores aos distribuidores. Em João Pessoa essa diferença é de 15,57%.

Quais as causas dessa diferença? Responda quem souber.




Nenhum comentário: