Desde meados de janeiro que a empresa de telefonia celular TIM foi proibida pela justiça federal de vender novas linhas no RN. Ontem, segundo notícias dos jornais locais (Tribuna do Norte e Diário de Natal), a empresa apresentou ao juiz que determinou a paralisação das vendas um plano de investimentos que contempla recursos da ordem de R$ 30 milhões a serem aplicados no estado em 2011.
A empresa não reconhece as causas dos problemas, mas uma olhada rápida nos números dos últimos 18 meses dão uma ideia aproximada de que o que ocorreu foi uma elevação da demanda a uma taxa que excedeu á capacidade da empresa de atendimento.
Tudo começou quando a empresa lançou, salvo engano em julho de 2009, os plano Infinity (pelo qual o consumidor paga apenas R$ 0,25 por chamada) e o Liberty (plano pós pago onde o assinante paga um valor mensal e liga para celulares TIM de qualquer parte do país sem a tarifação por minuto).
Esses dois plano fizeram explodir as vendas de celulares TIM no estado, bem como levaram a operadora à lideraça nas ligações de longa distância do RN (bem como do país e de praticamente todos os estado, sobretudo no Norte e Nordeste).
Para se ter uma ideia, apresentamos o gráfico abaixo que retrata a participação relativa das três principais operadoras no RN nas ligações de longa distância.
Antes dos planos citados acima (jun/2009) a TIM possuía apenas 10% do mercado de ligações de longa distância do RN. A liderança era da Telemar, com 53% do mercado. Somente 6 meses depois a liderança já havia sido assumido pela TIM, que passava a deter 52% de participação. Em meados de 2010 (último número disponível pela ANATEL), a liderança da TIM já alcançava 67% do mercado. Ou seja, em junho de 2010 de cada 3 minutos de ligações DDD oriundas do RN, 2 eram feitas em aparelhos da TIM.
Uma outra série de indicadores também dão conta de como esses dois planos congestionaram as linhas da empresa. Entre julho de 2009 e dezembro de 2010 a empresa vendeu no RN 381 mil novas linhas de celulares, cerca de 46% de todos as novas linhas vendidas no estado no mesmo período. Alem disso essas novas linhas representaram um aumento de 45% sobre as bases de linhas da empresa até então.
Nacionalmente a TIM também passou a liderar os minutos tarifados de longa distância. O crescimento nacional foi impressionante. Segundos dados da ANATEL, em junho de 2009 a TIM respondia por pouco mais de 100 milhões de minutos tarifados no tráfego de longa distância nacional. Em junho de 2010 (último número disponível) esse número havia subido para 1,4 bilhão e a empresa havia assumido a liderança.
Por tudo isso, não há dúvida que foram esses dois planos que ocasionaram um crescimento exponencial no tráfego de voz da empresa, superando a capacidade da mesma de atender satisfatoriamente seus clientes. Na minha casa somos clientes da TIM e também sofremos com o serviço prestado, principalmente quando viajamos para o interior. Em Pau dos Ferros, minha cidade Natal e para onde viajo com relativa frequência, nossos aparelhos praticamente não funcionam.
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