Redirecionamento

10 fevereiro, 2011

2011 COMEÇA COM BOAS EXPECTATIVAS PARA A AGRICULTURA DO RN

Depois de um 2010 de forte retração na produção agrícola do estado por força do volume muito baixo de chuvas, 2011 começou animador para os agricultores. Essa animação, pode ser medida não só pelas chuvas que tem caído no sertão, mas também pelo levantamanto da previsão de safras feito pelo IBGE para janeiro.

Em termos de área colhida, depois de encerrar 2010 com pouco menos de 300 mil hectares no estado, a previsão dos agricultores é que esse número salte para 400 mil em 2011.

As maiores variações esperadas na área colhida são nas culturas de milho (aumento de 57,5 mil hectares) e feijão (com aumento de 44,2 mil hectares). Foram justamente essas duas culturas as que mais sofreram com a seca do ano passado.



Em termos de produção os agricultores potiguares esperam um crescimento para quase todos os produtos, excessão para a cana-de-açúcar, abacaxi e coco.


É importante destacar, porém, que estamos falando, nesse momento, apenas de expectativas dos agricultores, pois o período de plantio no estado para a safra de 2011 ainda não se iniciou nem estamos com a definição do que vai acontecer com o volume de chuvas.

Portanto, é importante acompanhar mensalmente o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) aqui do RN para verificarmos se essas expectativas iniciais se concretizam ou não. O LSPA do RN tem os dados de campo levantados pelo IBGE e são aprovados pelo Grupo de Coordenação das Estatísticas Agropecuárias (GCEA) que se reúne mensalmente e é composto pelo IBGE e por vários outros órgãos com atuação na agricultura estadual (Ex.: EMATER, Ministério da Agricultura, CONAB, Secretaria Estadual de Agricultura, BNB, BB, INCRA...).

Atualmente eu estou na Presidência do GCEA do estado em função do cargo que exerço no IBGE.

Nenhum comentário: