Redirecionamento

26 fevereiro, 2011

PESQUISA DA ANP CONFIRMA: AS DISTRIBUIDORAS NÃO AUMENTARAM O PREÇO DA GASOLINA EM NATAL. POSTOS AUMENTARAM OS LUCROS

Em todas as entrevistas que dei na semana passada sobre o rumoroso caso do aumento dos preços dos combustíveis em Natal, sempre bati na tecla de que as distribuidoras não tinham realizado qualquer aumento no valor da gasolina que elas entregam aos postos de nossa capital.

Todavia, sempre deixava em aberto a possibilidade de que esse aumento se revelasse nas pesquisas da ANP dessa semana.

Mas não foi isso que ocorreu. Neste sábado saiu os resultados da pesquisa da ANP no período de 20/02 a 26/02/2011.

Os dados estão lá e não deixam dúvidas: não ocorreu aumento da gasolina comprada pelos postos. O aumento que eles deram aos combustíveis representou apenas um aumento em suas margens de lucro.

Observem no gráfico abaixo que somente a curva dos preços aos consumidores sofre uma forte inclinação para cima, isso faz com que a margem dos postos de combustíveis (a diferença entre o preço que eles vendem o produto e o preço que eles compram) passe de R$ 0,426 para R$ 0,484.


Os dados comparativos entre as capitais do Nordeste comprovam o que eu já havia dito nas entrevistas: os postos de Natal compram a segunda gasolina mais barata entre as capitais nordestinas mas vendem a terceira gasolina mais cara.

Somente os postos de João Pessoa compram uma gasolina mais barata que a nossa. Por outro lado, São Luís e Maceió possuem uma gasolina mais cara.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito Bom