Redirecionamento

20 fevereiro, 2011

Touros/RN - Importante Podutor Nacional de Abacaxi - Assentamentos de Reforma Agrária São os Responsáveis

Aproveitando uma reportagem da Tribuna do Norte sobre a produção de abacaxi nos assentamentos localizados nos municípios de Touros/RN e São Miguel do Gostoso (link aqui), resolvi abrir os dados sobre o produto aqui no estado.

O produto é um dos principais líderes da pauta do estado, com valor anual da produção em 2009 de cerca de R$ 80 milhões, mas com a produção concentrada em 4 município: Touros, Ielmo Marinho, Pureza e São Miguel do Gostos. Juntos esses municípios respondem por aproximadamente 95% da produção do RN.

Nacionalmente, segundo estimativa preliminar para 2010 e 2011, o RN ocupa a 6ª posição no ranking nacional e a segunda no Nordeste (atrás da PB). Em 2009 o RN produziu 120 milhões de frutos, mas as estimativas preliminares para 2010 e 2011 apontam para uma queda para o patamar de 75 a 85 milhões.



Touros/RN, em 2009 (última informação disponível á nível municipal) ocupou a 3ª colocação no ranking dos maiores produtores de abacaxi do país, atrás de Floresta do Araguaia (PA) e de Monte Alegre de Minas (MG). Todavia, com a queda da produção em 2010 e a perspectiva para 2011, é possível que essa posição já tenha sido perdida. Mesmo assim, o município é um dos maiores produtores nacionais de abacaxi.

Não sabemos quanto, mas temos certeza que os assentamentos de reforma agrária na região do Litoral Nordeste do estado (onde estão localizados os municípios de Touros, Pureza e São Miguel do Gostoso) são importantes vetores de disseminação e crescimento da produção de abacaxi no estado.

Quem já andou pela zona rural daquela região, sobretudo nas áreas de assentamentos, vê as plantações de abacaxi alastradas por todos os lados, contribuindo para a geração de riqueza, emprego e renda na região. Ainda não conheço in loco a produção de Ielmo Marinho (que já foi o principal produtor do estado), mas no ano passado eu andei pela zona rural de Touros e São Miguel do Gostoso e fiquei impressionado com a quantidade de  plantações existentes lá.


 

4 comentários:

Anônimo disse...

É bem verdade que os assentamentos rurais da regiào de Touros produz bastante abacaxi. Porém, o foco da produção é no Podoi e áreas próximas pertencentes a duas Associações (que não são assentamentos rurais)e a particulares. Apesar dessas áreas se localizar no município de Touros, os produtores moram no município de Pureza em uma comunidade chamada Cana Brava. e por esse motivo não temos assistência técnica por ambos os municípios. (Touros e Pureza).

Lynaldo disse...

Grande parte dessa produção se concentra também nos conhecidos projetos velho e novo(Vila Israel e Vila Assis), onde um dos maiores produtores de abacaxi da região se encontra, o conhecido Manelzinho do abacaxi.

Lynaldo Cavalcanti
Gestor em Agronegócios

Anônimo disse...

Muitos dos produtores de abacaxi nessa região não se preocupam com o dano que estão provocando ao meio ambiente, desmatando sem se precedentes. Será que já esqueceram da pesquisa que aponta o RN como um futuro deserto? Sou o mais novo pretendente a mudar essa história e também o futuro. Inovações virão e acabará com o monopólio destruidor do comércio do abacaxi.

Jailton Santos disse...

Entre esses projetos (velho,novo) existe uma comunidade chamada Vila Mayne, que assim como os citados pelo Sr. Lynaldo Cavalcanti desenvolve importante papel na cultura do abacaxi. Acho grandioso a força de vontade do povo dessa região que sempre busca as melhorias através da dignidade e trabalho. Vale também ressaltar a importância do BNB, grande incentivador desse cultivo e grande parceiro no crescimento das comuniddades.